O Reino dos Céus

Entende-se o reino dos céus em três tempos distintos: "reino milenar; reino da graça e o reino eterno". A este último, Paulo também chama: "O Terceiro Céu". O primeiro tempo do reino dos céus, "reino da graça", iniciou na primeira vinda de Jesus, e se cumprirá com o Seu segundo advento, dando lugar ao reino milenar.

            A expressão "reino dos céus", muito usada por Jesus, tem levado muitos a imaginar uma morada no Céu. Reino dos céus não é a mesma coisa que reino no Céu. Por exemplo, o batismo de João era do Céu (Marcos 11.30), mas era feito no rio Jordão. Já vimos, no estudo sobre João 14, que os santos não subirão ao Céu para habitar as moradas celestiais. Por outro lado, Jesus promete dar aos vencedores o reino que está preparado desde a fundação do mundo. (Mateus 25.34).     

Ora, se o reino de Cristo está preparados desde a fundação do mundo, logo este é o próprio mundo, pois o reino dos Céus existe desde a eternidade, e Deus domina sobre todo o universo, o que justifica a expressão (Reino dos Céus). "O teu trono está firme desde os tempos eternos; desde a eternidade tu existes" (Salmos 93:2). 

            As moradas celestiais, mencionadas em João 14, é também a morada de Deus e não tem qualquer relação com a criação do mundo. (João 14.2). Contudo, findo o milênio, quando todas as coisas estiverem restauradas, o reino eterno será a habitação dos salvos, e nele estará a nova Jerusalém. O milênio será a segunda fase do reino dos Céus. O Messias se assentará no trono de Davi e subjugará as nações. O reino messiânico será também o tempo dos santos; eles também reinarão com Jesus. "E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra" (Ap 5.10;21.2,3; Dn 7.27).

            Duas situações dão a entender que a morte ainda estará em atividade durante o milênio.

            A primeira: a morte será o último inimigo a ser destruído, e isto só acontecerá no final dos mil anos.

            E a segunda: Se haverá ressurreição, é porque a morte ainda não terá sido eliminada. Jesus poderia destruir Satanás em Sua vinda, mas não o fará ainda. Permitirá que ele permaneça preso por mil anos para que veja o triunfo do reino messiânico e a prosperidade dos salvos quando todas as coisas estiverem restauradas. (Isaías 65.25).

            Ao final do milênio, a Terra estará transformada e o Reino como o Éden. Neste tempo, o Messias entregará o Reino ao Pai, como está escrito: (1 Coríntios 15.24-26). Então, o mundo voltará às origens e o sonho do Reino Eterno se tornará realidade para todo o povo de Deus. "Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça." Mateus 13:43.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Por favor, deixe um email para retorno.