Que Disse Jesus Sobre a Lei e os Profetas?

"Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias." Deut 11:1.

Analisem bem como a própria lógica depõe contra os falsos profetas. Jesus disse: "A lei e os profetas duraram até João: desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele." Lucas 16:16.

Por causa dessas palavras de Jesus, o mundo religioso se voltou contra a lei Deus, imaginando que nesta passagem Jesus fala contra os dez mandamentos. Se aqui o Cristo fala da lei dos dez mandamentos, por que em outras passagens Ele defende os mandamentos de Deus? "E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se quiseres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Mateus 19:17. idem: Mateus 5:17,18.

Se Jesus aboliu a lei dos dez mandamentos, por que os discípulos continuaram os observando, e os ordenaram à Igreja de Deus? "A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." 1 Coríntios 7:19; 1 João 2:4. idem: 1 João 3:24; 5:3; Provérbios 19:16; João 14:15; Mateus 15:6; 22:40; Romanos 7:12; 2 João 1:6;

Ora, quando Cristo disse que a lei e os profetas duraram até João, Ele falava da lei levitica, estabelecida no monte Sinai, quatrocentos e trinta anos depois do Evangelho do Reino, e da aliança que firmou com Abraão, o Pai da fé. "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar, pela fé, os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti." Gálatas 3:8.

E Paulo diz, ainda, que, esse testamento dado por Deus a Abraão, ninguém pode invalidar, nem mesmo a lei que veio quatrocentos e trinta anos depois. Gálatas 3:17. --- Portanto, é dessa lei que Cristo fala em Lucas 16:16. Será Cristo homem de duas palavras? Que prega a favor da lei, e logo fala contra?  Não, certamente. Ele mesmo se revoltou contra as pessoas que não obedeciam aos mandamentos da lei de Deus. "Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens..." Marcos 7:7,8.

Na prática, para os profetas modernos, as palavras de Cristo em Lucas 16:16 só valem contra a lei Deus. Pois continuam profetizando. Dizem que Cristo aboliu a lei, mas continuam profetizando. Ora, não dizem que Cristo aboliu a lei? Por que, então, continuam de acordo com a lei do catecismo? Quantos profetas estão por aí profetizando bênçãos e mais bênçãos? Falando em línguas sem interpretação para impressionar as pessoas de boa fé? Jesus disse que o ministério dos profetas durou até João, desde então, deu-se início à pregação do Evangelho do Reino. Lucas 16:16.

As palavras de Jesus só têm valor contra a lei? Contra os profetas não? Neste caso as palavras de Jesus não servem? Quanto ao Evangelho do Reino de Deus, citado por Jesus na mesma palavra, nada dizem. A lei e os profetas deram lugar à mensagem do Evangelho do Reino. É exatamente o contrário. Isaias diz: "Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos. À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva." Isaias 8:16,20.  

O ministério dos profetas terminou com a pregação de João, o batista. Desde então a missão da Igreja de Deus é levar o Evangelho do Reino. Profetizar significa: "falar a Palavra de Deus:". Este é o significado de profetizar. Por sinal, bem diferente de andar por aí falando em línguas estranhas sem qualquer interpretação. "Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim, também, vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar." 1 Coríntios 14:8,9.

              Como entender as palavras de Jesus sobre amar a Deus e ao próximo?

COMENTÁRIO: Segundo determinação do Criador, amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo, é guardar os Seus mandamentos como Ele próprio ordenou. "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração... este é o primeiro mandamento." Marcos 12:30. ---- "Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças [...] e os seus mandamentos, todos os dias." Deut 11:1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Por favor, deixe um email para retorno.