O Amor Não Faz Mal ao Próximo

"Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção." 1 Pedro 3:9.

Objetivo: Mostrar o quanto é importante o conhecimento, especialmente no que diz respeito ao cumprimento dos mandamentos da lei de Deus e no procedimento correto no trato com Deus e com o próximo mediante o amor.

 Apesar de tantos sermões de Jesus sobre o amor a Deus e ao próximo, a maioria das pessoas desconhece o significado real do verdadeiro amor. Muitos acham que, num desentendimento entre irmãos, o culpado é quem deve pedir perdão. Sim, é um dever do ofensor, procurar o ofendido para uma reconciliação. No entanto, ele não estará fazendo nada mais além da sua obrigação. Por outro lado, se o inocente toma a iniciativa de procurar o ofensor, mostrará, a Deus, a sua humildade, e certamente isto contará muito diante do Pai que tudo vê. "Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Tiago 4:6.

Por exemplo, se atiro uma pedra no telhado do vizinho, e depois vou consertar, que terei eu feito de mais? Nada fiz além da minha obrigação. Que mérito terei eu? Apenas cumpri o meu dever. Porém, se mesmo sendo inocente, ele me procura para consertar o estrago que fiz contra ele, sua atitude será vista diante de Deus como um ato de humildade, e Ele, Deus, o recompensará. Outro exemplo sobre isto é quando alguém pisa no pé de um cidadão educado, e é surpreendido por um pedido de desculpas. Sentir-se-á muito envergonhado, certamente, pois o outro se antecipou e fez exatamente o que ele devia ter feito. "A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito." Provérbios 29:23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Por favor, deixe um email para retorno.